Mabel Serra

Psicoterapeuta
Maputo, Moçambique

Percurso académico e clinico

Fiz a licenciatura em França, Montpellier, na Universidade III - Paul Valéry. Terminei a licenciatura em 2001 e voltei para Maputo. Em 2002 começei a trabalhar como psicóloga a nivel das clínicas privadas e em 2005 entrei para o Hospital Central de Maputo onde trabalho até hoje, no Cerpij - Centro de Reabilitação Psicológica Infanto-Juvenil, integrando uma equipe constituída por psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapêutas ocupacionais.  Acompanho casos diversos e com problemáticas variadas no que se refere a crianças e jovens: depressão, abuso sexual, toxicodependência, transtornos de conduta, etc. Ainda a nível do Hcm, faço igualmente o acompanhamento de adultos em consulta do adulto e o aconselhamento a jovens seropositivos.

Ao longo destes anos fiz diversas formações de treino e capacitação na abordagem clínica da toxicodependência, intervenção em crise, técnicas e manejo de grupos, aconselhamento e adesão ao Tarv, avaliação psicológia, entre outras.

Tenho prática de docência desde 2003, na Universidade Politécnica, a leccionar a cadeira de Psicologia do Desenvolvimento.

Estou actualmente a fazer o Mestrado em Clínica e Saúde Mental pelo IAEU - Instituto de Altos Estudos Universitarios, Espanha e desde o início de 2012 a fazer o curso de psicoterapia, pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Constutivista.

Àreas de interesse

Psicopatologia; saúde mental; intervenção em crise; psicoterapia construtivista e integração de diversos modelos terapêuticos (terapia da coerência, terapia focada nas emoções, focusing)

Gabinete consultas

Hospital Central de Maputo

Clínicas: clinicare e 222