Teresa Alfama Dias

Psicoterapeuta
Lisboa

Percurso e experiência clínica

Teve o primeiro contacto com a abordagem construtivista enquanto estudante do 4º ano de Sistémica do curso de Psicologia na Universidade de Lisboa. Após concluir a licenciatura no ano 2001, na variante cognitivo-comportamental, foi para o Chile, onde se especializou no modelo de psicoterapia pós-racionalista de Vittorio Guidano e aprofundou estudos sobre a biologia da cognição de Humberto Maturana. De regresso a Portugal, associou-se em 2006 à Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas (SPPC) onde, desde então, tem vindo a desenvolver competências de intervenção clínica. Concluiu em 2010, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital de Egas Moniz (CHLO-HEM), um estágio profissionalizante de três anos em Neuropsicologia Clínica.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos; colabora na tradução, transcrição e revisão de materiais formativos de relevo para psicoterapia na SPPC; é assistente de investigação no CHLO-HEM, onde se tem dedicado ao estudo e elaboração de um protocolo de avaliação das alterações neurocognitivas associadas à infeção por VIH; e trabalha como psicóloga clínica na Girassol Solidário – Associação de Apoio ao Doentes Evacuados de Cabo Verde.

Mantem prática clínica privada, na qual e em articulação com neurologistas e psiquiatras, realiza avaliações neuropsicológicas que visam o despiste e o diagnóstico diferencial de alterações funcionais associadas a doenças neurológicas degenerativas, infeciosas, patologias vasculares e traumatismos crânio-encefálicos, entre outras. Procede à elaboração de relatórios que informam a posterior reabilitação cognitiva com recurso a exercícios de estimulação papel/lápis e ao programa informático de treino cognitivo RehaCom®. Também orienta e acompanha familiares, cuidadores e doentes.

No âmbito da psicoterapia, privilegia uma abordagem fenomenológica, experiencial e breve, com fundamentação neurocientífica, de acordo com a qual, ancorada na visão do Self como um processo, procura ajudar a promover a mudança recorrendo a um modelo de intervenção baseado e informado pela Terapia de Coerência, Mindfulness, Focusing e Comunicação Não-Violenta.

Áreas de Interesse

Budismo, meditação, neurociência e psicoterapia construtivista, enquanto ferramentas de compreensão e de transformação da experiência.

Gabinete de Consultas

Av. De Berna, nº 4 - 2º dto., Lisboa.