Nos nossos dias, quando se trata de assegurar um desenvolvimento saudável das crianças, já é pratica corrente recorrer a psicólogos em contexto clinico ou educativo, para “resolver problemas” do foro psicológico ou de comportamento .
Todavia, quando se trata de apoio psicológico de adultos , apesar das abordagens da psicologia mais positivas e construtivas, ainda se pensa muito em termos de tratamento e não tanto em prevenção ou desenvolvimento pessoal, para maior progressão e qualidade de vida.
Esta realidade é particularmente premente entre os jovens adultos, quando expostos a múltiplos factores de stress na transição para a vida adulta. São exemplo disso, o acesso e as exigências da vida académica , o inicio de carreira, a adaptação nas relações (pré)conjugais, a preparação para a parentalidade , etc.
Em todo o caso, a realidade vai mudando e progredindo ao sabor das necessidades , senão vejamos... No contexto educativo, a maior evidencia de fenómenos de insucesso escolar e de inaptidão ou agressão social entre os pares, tem desencadeado preocupações acrescidas entre os técnicos de educação e saúde mental, promovendo a inclusão progressiva de programas de desenvolvimento de competências socio-emocionais, entre outros programas psicopedagógicos .
Também no mundo do trabalho, considerando que a ocupação profissional é absolutamente estruturante na vida das pessoas , os especialistas de recursos humanos têm desenvolvido metodologias cada vez mais focadas na realidade de cada individuo ( enquanto parte interessada e capital da organização) que potenciem as suas competências psico-sociais , no sentido da evolução pessoal e profissional - nomeadamente programas de formação especifica e Coaching.
Finalmente, no âmbito da “saúde”, quando o individuo não beneficia de boas capacidades de recuperação face às tensões do quotidiano e fica descompensado na relação corpo - mente , muitos clínicos já validam e recomendam a conjugação de medicamentos com a psicoterapia , procurando integrar os vários conhecimentos científicos num tratamento mais efectivo que favoreça o desenvolvimento de meios eficazes de resiliência e prevenção de recaídas.
O desenvolvimento de competências socio-emocionais, no âmbito da psicoterapia, é uma construção primordial para uma visão integrada da pessoa - nas suas vertentes bio-psico-social, e enquanto ser pensante e agente activo do seu próprio percurso de vida.
Neste sentido, para além da natureza objetiva do pedido (mal estar psicológico ou evolução pessoal ) a Psicoterapia oferece um enquadramento seguro para o auto-conhecimento, podendo constituir uma extensão do aconselhamento de Carreira, num processo em que o cliente é conduzido pela sua própria experiencia cognitiva e emocional , à descoberta e transformação de crenças limitadoras do passado, á integração de estratégias de auto-ajuda mais adaptativas e à projecção do futuro segundo perspectivas mais construtivas e enriquecedoras.